22/10/2009

Seis mandamentos para ficar com pele de diva

1. FPS: escudo protetor
O uso de filtro solar é a regra de ouro para manter a pele bonita e rejuvenescida. “É o único produto que, sozinho, pode evitar rugas, manchas e envelhecimento precoce, principalmente para pessoas muito claras e que já têm manchas”, explica a dermatologista Karin Ventura, de São Paulo. Ele blinda a pele da radiação ultravioleta (UV), responsável por queimaduras, envelhecimento da pele, surgimento de rugas e de câncer de pele. Para obter uma proteção adequada, o fator mínimo indicado é o FPS 15. O produto não é só para quando for sair à luz do dia. Vale até para quem fica o dia todo fechado em casa ou no escritório, já que as lâmpadas, as telas de televisão, os computadores e até a claridade de janelas têm radiação ultra-violeta.

2. Respeitar a idade
Cada faixa etária apresenta a necessidade de nutrientes básicos para recuperar a pele. Embora nem sempre a idade seja o fator determinante para a aplicação de determinadas formulações. “Uma pele de 30 anos pode precisar de um tratamento indicado para uma de 40 anos”, avalia a dermatologista Meire Parada, da Unifesp, de São Paulo. “A pele envelhece com o passar dos anos, porque seu tempo de renovação aumenta.” Para não perder tempo, veja os principais cuidados para cada faixa: Entre 25 e 30 anos: o creme hidrante é indispensável nessa idade. Invista nas versões com FPS, que tenham boas textura e absorção, cheiro agradável e seja fácil de espalhar. Os ácidos normalmente ficam de fora do tratamento. Entre 35 e 40 anos: a pele começa a adquirir um aspecto marcado e pode escurecer. Os produtos ganham a presença de ácidos que aceleram a renovação celular, estimulam a produção de colágeno e devolvem a luminosidade da pele. A partir dos 40: Os ácidos continuam na formulações, mas podem aparecer na forma de derivados, que são menos agressivos. O tratamento também pode associar substâncias clareadoras, com a soja e a vitamina C.

3. Ficar longe do cigarro
O fumo é o vilão número 1 da estética, pois pode deixar a pele opaca, amarelada, áspera e envelhecida. Além disso, o hábito acaba com as fibras elásticas, responsáveis pela sustentação da pele, provocando sulcos e rugas no lábios e ao redor da boca. “As substâncias oxidantes do cigarro provoca a destruição do colágeno”, explica a dermatologista Meire Parada.

4. Turbinar a limpeza
Para garantir a absorção do creme, a pele deve estar limpa. Faça a limpeza ao menos duas vezes por dia, pela manhã e à noite, com um sabonete de PH neutro, para não irritar a pele. As mãos também devem estar lavadas para a aplicação do produto. A temperatura da água deve ser de morna a fria para não remover o manto lipídico, camada de proteção natural da pele.

5. Cardápio colorido
A alimentação deve ser equilibrada e rica em cereais e grãos integrais, frutas, verduras, leites e derivados desnatados, carnes magras e frutas secas. Uma dica é encher o prato de alimentos derivados de carotenóides como cenoura, tomate, pimentão, mamão papaya e a melancia. “Eles são ricos em vitamina A e C, antioxidantes naturais que combatem radicais livres e melhoram o estado da pele”, diz Meire Parada.

6. Relaxar os músculos
Dormir bem é essencial para recuperar a pele. É durante o sono que acontece a maior nutrição e renovação celular da cútis. O ideal é respeitar as sete ou oito horas de descanso. Mais do que isso, resultará em inchaço.


Um comentário:

Edvanda Crochê disse...

Oi Amiga obrigada pelo seu comentário em meu blog agor sigo o seu tbm kkkk e add ao meu. Volte quando quiser ta bom?
beijos
Edvanda